terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Olhão"


"Olhão"


Diz-se que Olhão, terá derivado da palavra árabe, «AL-HAIN», que significa fonte nascente, e que sofrendo as modificações fonéticas e fonológicas, naturalmente terão levado ao aparecimento do termo «ALHAM», depois «OLHAM» e finalmente OLHÃO. Na versão popular e segundo velhos testemunhos, Olhão é o aumentativo do substantivo comum "olho", com origem num grande "Olho de Água" (fonte, nascente ou poço de grande caudal), já que na zona existiam abundantes olhos de água, o que originou a construção das primeiras "palhotas", feitas em cana e colmo.
 
Apesar de ser natural de Faro, esta é a minha cidade!
 
*Acrílico sobre tela

Perspectiva à vista




  

Esta é uma pequena amostra daquilo que fiz em muitas aulas de desenho este semestre... Por outras palavras... esta é a parte chata da coisa, mas apesar de aborrecida, é fundamental, e parecendo que não estas pequenas bases são fundamentais e ficaram comigo para sempre. 
Uma vez adquiridas, estão sempre latentes...

Sem estas bases seria quase impossível pintar o quadro que vos vou mostrar a seguir, "Olhão"

Horroris Vacuum II



Outra exploração minha, utilizando um pouco de cor...

Exploração livre II





Inacabado.... trabalho de exploração livre para a cadeira de Desenho III, (mancha/volume)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Madona e o Menino


Inacabado,trabalho realizado para a cadeira de Laboratório de Artes Visuais III. Proposta, fazer uma réplica de uma obra existente até metade do século XVIII e representa-la à nossa maneira. Este foi a obra que escolhi "Madona e o Menino" (ícone da Russia).

One L0ve


Finalmente acabado. Auto retrato realizado para a cadeira de Laboratório de Artes Visuais III