quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Action painting


 (acrílico sobre tela 1.80x2.40)


(Pormenores)















Trabalho realizado num suposto descampado esta tarde, que afinal era plantação de cevada... Estava a ver que levava umas pedradas...

Trabalho realizado para a cadeira de História das Artes Visuais III, trabalho livre sobre um artista que nos interesse e como não podia deixar de estar presente Jackson Pollock....






Este homem é qualquer coisa de fenomenal....
Homem de personalidade volátil, tinha vários problemas com o alcoolismo, em 1945 casou-se com a pintora Lee Krasner, que se tornaria uma importante influência na sua carreira e no seu legado.
Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernest, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre telas enormes; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela.  Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock de um pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock abandona também os pincéis. 
A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de acção (action painting). A sua esfera da arte é o inconsciente: os seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter o seu trabalho reconhecido, e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. 
Morrendo num acidente de carro a 11 de Agosto de 1956.

1 comentário: