domingo, 20 de março de 2011

Dar voz


"Dar voz"

  Numa das minhas emboscadas fotográficas, e aproveitando uma viagem que fiz a Lisboa, meramente por acaso deparei-me com este Sr. na Estação de Stª Apolónia, por volta das 2H da manhã, lá estava ele deitado no cimo de uns degraus tentando cobrir-se da chuva. Com o coração a 1000 fui ter com ele, estava meio acordado a tentar dormir, não sei se também não estaria embriagado. Perguntei-lhe se podia fotografa-lo, somente me respondeu um sim, deixando-se estar como estava, tirei-lhe as fotografias que precisava, no final agradeci-lhe e dei-lhe três euros, olhou para as moedas e esboçou um sorriso. 

  De todos os momentos ao longo de todo o trabalho, este foi o que mais me chocou... Entrei no carro e a sua imagem e o seu cheiro não me saíram da cabeça até adormecer. Perguntando-me se estaria bem? O que levou este homem a ficar neste estado? Onde é que ele se alimenta? Terá família?
Pensei nele vezes sem conta, todo o seu estado me tocou profundamente. Esta fotografia é para mim uma das minhas melhores fotografias, não a nível técnico, mas pela carga emocional que lhe está impregnada.

Passados quatro meses muitas vezes ainda me lembro dele e de onde estará neste momento, se é que ainda cá está... É sobre ele que me vou debruçar este semestre que vem, tentar ir mais além, de certa forma "dar-lhe voz", a este e a muitos como ele que passam muitas vezes despercebidos nas ruas do nosso país!  

Sem comentários:

Enviar um comentário